Enquanto o sol quente da Provença atinge o rosto de Brad Pitt , o público se pergunta que tipo de feitiçaria que desafia a idade está em jogo. Genética? Injetáveis? Uma combinação dos dois? Como um Benjamin Button da vida real, o peso pesado de Hollywood parece estar envelhecendo ao contrário. Acontece que sua nova linha de cuidados com a pele Le Domaine pode ser o motivo.
A estrela de 58 anos, que acumulou cerca de 60 créditos de produção e 47 de atuação até o momento, nunca teve medo de assumir um projeto inesperado. Além de uma carreira cinematográfica de três décadas, na qual conquistou vários Oscars, Globos de Ouro e BAFTAs, Pitt se tornou um guerreiro ecológico, um produtor de rosé e, agora, um fornecedor de produtos de beleza antienvelhecimento.
“Tenho usado isso no ano passado”, disse Pitt durante um almoço recente no Château Miraval, sua vinícola rosé em Provence, “e não o teria trazido ao mercado se não visse a diferença”.
A ideia do Le Domaine surgiu de uma parceria existente entre Pitt e a família Perrin. Os Perrins produzem vinho no famoso Château de Beaucastel desde 1909. Localizada perto da vila de Châteauneuf-du-Pape, no Vale do Ródano, a histórica propriedade foi pioneira na viticultura biodinâmica. É também uma das únicas vinícolas da denominação a usar 13 variedades de uvas, três das quais podem ser encontradas na linha Le Domaine.
Depois que Pitt comprou o Château Miraval em 2008, ele pediu aos Perrin para ajudar a melhorar a qualidade do rosé. Isso deu início a um relacionamento frutífero enraizado em um respeito compartilhado pela Terra. Sua abordagem mútua para a vinificação é trabalhar harmoniosamente com a terra para garantir que você maximize cada parte suculenta dela. Como diz Pitt, “não há desperdício na natureza”.
De fato, Marc Perrin, o produtor de vinho de quinta geração que fundou o Le Domaine com Pitt, disse que sua família passou 10 anos trabalhando com dois cientistas de renome internacional tentando determinar a melhor maneira de reciclar o bagaço da uva – a polpa que sobra depois de fazer o vinho. Eles acabaram com uma fórmula que maximiza os efeitos antioxidantes de três uvas diferentes. Pitt, que havia “pensado na ideia de criar uma linha de produtos para a pele” por “muito tempo”, ficou intrigado com essa pesquisa e começou a trabalhar com os Perrins em produtos totalmente naturais na interseção de sustentabilidade e ciência.
Este não é exatamente um conceito novo, é claro. Existem várias marcas de cuidados com a pele verdes que usam biotecnologia para criar ingredientes potentes com pouco impacto ambiental. O que diferencia o Le Domaine, porém, é a maneira como ele aborda o envelhecimento.
Adequado para todos os tipos de pele, a fórmula é baseada em dois novos ingredientes patenteados. GSM10 é um poderoso antioxidante derivado das sementes e cascas das uvas Grenache, Syrah e Mourvèdre de Beaucastel. O professor Pierre-Louis Teissedre, do Instituto de Ciência da Vinha e do Vinho da Universidade de Bordeaux, descobriu que a combinação desses polifenóis específicos da uva retarda a oxidação no nível celular e combate as colagenases (um grupo de enzimas que quebram o colágeno) para proteger sua pele.
ProGR3, por sua vez, é uma combinação de moléculas naturais derivadas de gavinhas de videira, extrato de camomila e chá verde que retarda os sinais de envelhecimento. Este ingrediente é uma criação do Dr. Nicolas Lévy, que nos últimos 20 anos tem pesquisado um distúrbio extremamente raro conhecido como progéria, que causa envelhecimento prematuro e acelerado em crianças. Lévy descobriu que um mecanismo dessa doença, que leva ao acúmulo de uma proteína tóxica chamada progerina, na verdade afeta a todos nós – só que em um ritmo muito mais lento. ProGR3, portanto, reduz a toxicidade da progerina e corrige as anormalidades da pele causadas pelo envelhecimento natural.
Le Domaine oferece quatro produtos que são recarregáveis e quase totalmente recicláveis. Cada item da linha genderless é vegano e contém apenas ingredientes naturais (sem silicones, parabenos ou outros nojentos). O carro-chefe é o soro ($ 385 para uma garrafa de bomba de 1 onça ou $ 350 para uma recarga). A fórmula sedosa combina uma concentração ultra-alta dos dois ingredientes principais com células-tronco vegetais de duas variedades de flores de videira, água calmante de uva e ácidos hialurônicos para hidratar e reduzir a aparência de rugas finas. A equipe diz que tem um efeito de preenchimento intenso e afirma que produzirá um efeito antienvelhecimento em 28 dias.
O creme (US$ 320 o frasco de 1,7 onças ou US$ 270 o refil) tem uma boa dose de GSM10 e ProGR3, junto com um pouco de azeite de oliva orgânico da Miraval, um pouco de manteiga de karité, água de uva e um extrato de planta ayurvédica que combate a aparência de cansaço. (Também é o produto favorito de Pitt.) Tem a consistência de chantilly e deixa a tez mais lisa, firme e radiante. O ator diz que deixa sua “pele muito mais confortável sob o sol da Califórnia”. Há também uma alternativa de creme fluido ($ 310 para uma garrafa de 1,7 onças ou $ 260 para uma recarga) se você preferir uma textura mais leve. Por último, mas não menos importante, a Emulsão de Limpeza (US$ 80 o frasco de 3,4 onças) é uma mistura de GSM10 e água de uva calmante que desintoxica a pele e remove todas as impurezas.
O creme (US$ 320 o frasco de 1,7 onças ou US$ 270 o refil) tem uma boa dose de GSM10 e ProGR3, junto com um pouco de azeite de oliva orgânico da Miraval, um pouco de manteiga de karité, água de uva e um extrato de planta ayurvédica que combate a aparência de cansaço. (Também é o produto favorito de Pitt.) Tem a consistência de chantilly e deixa a tez mais lisa, firme e radiante. O ator diz que deixa sua “pele muito mais confortável sob o sol da Califórnia”. Há também uma alternativa de creme fluido ($ 310 para uma garrafa de 1,7 onças ou $ 260 para uma recarga) se você preferir uma textura mais leve. Por último, mas não menos importante, a Emulsão de Limpeza (US$ 80 o frasco de 3,4 onças) é uma mistura de GSM10 e água de uva calmante que desintoxica a pele e remove todas as impurezas.
Todos os quatro produtos (exceto o Serum) têm um aroma leve e elegante do perfumista especialista Grasse, que combina raiz de orris e flor de laranjeira com almíscares sutis e notas amadeiradas. (Pense em Aesop, mas menos intenso.) Os potes e garrafas são feitos de vidro reciclado de alta qualidade, enquanto as belas rolhas de carvalho são feitas com restos de barris de vinho de Beaucastel. Pitt descreve o design geral como “minimalista e sensorial”. A embalagem é principalmente de papel de origem responsável e qualquer plástico usado é reciclado. Você também receberá algumas tampas de viagem que facilitam um pouco o transporte dos produtos pela segurança do aeroporto.
Embora Pitt estivesse envolvido em todas as etapas do processo criativo, ele diz que Le Domaine não pretende ser uma “marca de celebridade” e não terá um “rosto” que a represente. Em vez disso, ele a rotula como “uma linha de cosméticos antienvelhecimento para todos os homens e mulheres”. Para esse fim, todos os quatro produtos foram avaliados por meio de rigorosos ensaios clínicos em um grande grupo de 150 voluntários (homens e mulheres). Os resultados, segundo os dois cientistas citados, foram os mais altos possíveis para qualquer cosmético do mercado.
Pitt também diz que é um “grande fã” de cada produto. Eu tenho testado a escalação na última semana ou algo assim. Embora seja um pouco cedo para notar qualquer grande diferença, minha pele parece mais macia, firme e brilhante. Também é importante notar que esses produtos também são um verdadeiro prazer de usar, graças às fragrâncias sutis e texturas refinadas.
O Sérum, Creme e Emulsão de Limpeza da Le Domaine estará disponível a partir de setembro em varejistas sofisticados selecionados, enquanto o Fluid Cream será lançado em janeiro de 2023.