Iniciativa pretende incentivar ‘gosto pela criação literária’. Melhores obras serão publicadas em livro, e vencedores receberão smartphones, tablets e leitores de e-book.
A segunda edição do Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil, que pretende estimular a escrita de poemas por crianças e adolescentes do Distrito Federal, está com inscrições abertas até 11 de novembro.
A iniciativa pretende despertar “o gosto pela criação literária, pela leitura e pela escritura poética” entre os jovens. É possível disputar em três categorias:
- Infantil: de 6 a 12 anos
- Juvenil: de 13 a 17 anos
- Pessoas com deficiência: de 6 a 17 anos
Os melhores trabalhos serão publicados em um livro, e os vencedores ganharão prêmios como smartphones, tablets e leitores de e-book (veja mais abaixo). A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) e conta com gestão do Instituto Cidade Céu de Arte, Educação e Cultura.
Como participar?
Para participar, é necessário morar no DF ou em áreas do Entorno. Também é preciso estar dentro da faixa etária permitida, até o momento da inscrição.
Cada participante pode enviar até dois textos (em formulários distintos), inéditos e escritos em língua portuguesa. Para as pessoas com deficiência com dificuldade motora para escrever, é permitido o envio de áudio de até dois minutos, em um arquivo com tamanho de até 10 megabytes.
Os textos são de temática livre e serão avaliados por critérios como originalidade, criatividade e o uso adequado da linguagem própria do poema. Os 30 melhores trabalhos (dez de cada categoria) serão publicados em três formatos: livro impresso, em braile e audiolivro.
Além disso, os três melhores poemas de cada categoria receberão as seguintes premiações, de acordo com a classificação:
- Um smartphone e 10 exemplares da obra impressa
- Um tablet e 10 exemplares da obra impressa
- Um leitor de e-book e 10 exemplares da obra impressa
A premiação será realizada em dezembro, na Biblioteca Nacional de Brasília.
Candanguinho
Na primeira edição, em 2021, foram inscritas 180 poesias por meio de divulgação em redes sociais e em escolas públicas e particulares dos ensinos fundamental e médio, além de instituições para PCDs.
A estratégia se repete e é ampliada em 2022. “Vamos formar a Caravana Candaguinho, com trovadores, para mostrar a força da poesia”, afirma o diretor-presidente do Instituto Cidade Céu, Jones Abreu Schneider.
A curadoria do projeto é de Cristiane Sobral, atriz, escritora, dramaturga e poetisa radicada em Brasília, e os jurados são os escritores Isolda Marinho, Gracia Cantanhede, Beth Fernandes, Maurício Witczak e Sheila Gualberto Borges Pedrosa.