Evento em comemoração à Independência do Brasil ocorre após dois anos suspenso, por conta da pandemia de Covid-19. Segundo Ministério da Defesa, 3,1 mil militares participam.
O desfile cívico-militar em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil começou por volta das 9h30 desta quarta-feira (7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento de 7 de Setembro ocorre em 2022 após dois anos suspenso, por conta da pandemia de Covid-19.
A comemoração conta com a presença de de tropas militares, escolas, desfile de blindados e aeronaves. Aviões da Esquadrilha da Fumaça espalharam as cores da bandeira do Brasil no céu da capital. Carros militares trafegaram na via N1 do Eixo Monumental, e estudantes de colégios militares e escolas públicas também desfilaram no evento.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou ao local por volta das 9h15, no Rolls-Royce Silver Wraith da Presidência da República, acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), também participou do desfile.
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, não participaram do evento. Durante o evento, apoiadores de Bolsonaro carregaram faixas, vários com dizeres antidemocráticos e inconstitucionais.
Veja mais imagens do desfile de 7 de Setembro em Brasília: