Financiamento de veículos cai 10% no primeiro semestre

Crédito para veículos leves e pesados tem pequeno crescimento em julho em comparação ao mês anterior

De acordo com último relatório da B3, de janeiro a julho de 2022 as vendas financiadas de veículos somaram 3 milhões de unidades. O número representa queda de 10,7% em relação ao mesmo período de 2021, o que equivale a 368 mil unidades financiadas a menos.

“O mercado está bastante instável neste ano devido ao cenário econômico conturbado no Brasil e no mundo. Esse resultado já era esperado, pois os bancos ficam mais seletivos na concessão do crédito e há uma redução natural do volume dos financiamentos. Isso ocorre porque os juros e a inflação diminuem a renda das famílias” explica Marcelo Ciscato, diretor da Alias Tecnologia, fornecedora de soluções tecnológicas para empresas públicas e privadas que atuam no segmento bancário e de financiamento de veículos.

As vendas financiadas de veículos em julho de 2022 somaram 436 mil unidades, entre novos e usados. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa queda de 2,8% em relação a junho, quando os financiamentos somaram 449 mil unidades. Em comparação com julho de 2021, foi registrada queda de 18,8%.

Apesar disso, o segmento de autos leves registrou oscilação positiva de 0,8% em relação ao mês anterior. Comparado com julho de 2021, o número de financiamentos de autos leves teve queda de 20,4%. Já o financiamento de veículos pesados registrou crescimento de 0,6% na comparação com junho, mas queda de 18,2%, considerando julho de 2021.

O segmento de motos registrou queda de 16,2% no número de financiamentos em relação a junho, com 82 mil unidades. Na comparação com julho de 2021 também houve recuo, de 12,3%.

Fonte: Alias Tecnologia