Conheça o plano de governo de Paulo Octávio (PSD)

Candidato ao governo do Distrito Federal apresentou documento de 12 páginas ao TSE. Entre medidas, estão criação de 10 mil empregos no primeiro mês de governo, construção de policlínicas em todas regiões de saúde, além de 10 escolas profissionalizantes.

O candidato do PSD ao governo do Distrito Federal, Paulo Octávio, foi o último a apresentar o plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com 12 páginas, o plano lista uma série de medidas que o empresário pretende adotar se for eleito para ocupar o Palácio do Buriti. Entre elas, estão a criação de 10 mil empregos no primeiro mês do governo, a construção de 10 escolas profissionalizantes e de policlínicas em todas as regiões de saúde com especialidades como cardiologia, pediatria, ortopedia e ginecologia.

O plano de governo do candidato é organizado em 55 metas, em 10 eixos temáticos prioritários. Confira as propostas apresentadas:

  1. Emprego e qualificação;
  2. Saúde e assistência social;
  3. Educação e ensino;
  4. Esporte e lazer;
  5. Mobilidade urbana;
  6. Segurança Pública;
  7. Turismo;
  8. Meio ambiente;
  9. Arte e cultura;
  10. Moradia.


Emprego e qualificação

Entre os destaques do plano estão a criação de 10 mil empregos no primeiro mês de governo e a convocação dos aprovados nos diversos concursos do GDF. Paulo Octávio promete criar programas de crédito às empresas para investimento e qualificação profissional, além de estimular o “primeiro emprego”.

O candidato promete regularizar as feiras e abrir novos espaços para “estimular o empreendedorismo criativo”. O plano de governo diz que será criado o Refis (Programa de Recuperação Fiscal) à pessoa física, para “diminuir a população superendividada”.

Outro objetivo é regularizar as áreas de desenvolvimento econômico implantadas, e criar polos para o setor produtivo. O documento traz, ainda, o fomento da agricultura sustentável no DF.

Saúde e assistência social

Ao todo, o plano de governo de Paulo Octávio aponta 10 itens prioritários. Entre eles, a construção de policlínicas em todas as regiões de saúde do DF, com especialidades de cardiologia, pediatria, ortopedia, ginecologia, entre outras.

O candidato diz que pretende aumentar as equipes e expandir o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), de acordo com a demanda, “para fortalecer a atenção primária à saúde”.

O plano destaca também a renovação e a instalação dos equipamentos hospitalares, “com melhoria de eficiência energética das unidades de saúde”. O candidato também pretende prover mutirões de cirurgias e credenciar clínicas e hospitais para realização de cirurgias, “com o objetivo de desafogar a rede”.

Educação e ensino

Na área de educação, o plano prevê a expansão dos cursos de capacitação para jovens, a construção de 10 escolas profissionalizantes e a criação de programas e atividades extracurriculares para funcionamento das escolas aos finais de semana. O plano de governo também prevê a ampliação das redes sociais de creches e implementação da educação em tempo integral.

Outra medida é a implementação do aplicativo “Saúde na Palma da Mão”, para que o paciente acompanhe a posição na fila de espera para consultas, exames e cirurgias. Paulo Octávio promete aumentar o número de bases do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) e adquirir novas ambulâncias e motocicletas, além de regularizar contratos de gestão na Secretaria de Saúde.

A ideia também é reestruturar os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), implantar os Caps tipo 3 e um Caps infantil por região, além de instituir o Programa Vida Limpa. O documento aponta que os programas sociais de atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) “serão reorganizados”.

Erradicar o analfabetismo e realizar a busca ativa dos alunos que estão em evasão escolar, além de aumentar a segurança e vigilância com trabalho preventivo, para redução da violência nas escolas, também fazem parte do plano. O documento ainda destaca a qualificação e valorização “dos profissionais da docência”.



Esporte e lazer

O plano prevê a retomada dos jogos escolares, com estímulo aos alunos atletas, “para descobrir novos talentos”. O candidato pretende “reconstruir, revitalizar e fomentar espaços esportivos, inclusive o autódromo”, promover eventos de esportes e lazer e uma “agenda nacional e internacional para eventos esportivos no Lago Paranoá”.

Há ainda a retomada e expansão do programa Vilas Olímpicas e o retorno do programa Esporte à Meia Noite, nas regiões de maior vulnerabilidade. Aos domingos, o candidato quer implementar a chamada “Rua do Lazer” em todas as regiões administrativas, e pretende revitalizar o Parque da Cidade, o Taguaparque e construir pistas de atletismo nos parque urbanos.

Mobilidade Urbana

O projeto de governo promete ampliar as linhas de ônibus, com monitoramento por GPS pelo usuário, além de integrar o transporte público entre as cidades do entorno e o DF, e instituir o bilhete único por período de uso. O candidato diz ainda que vai finalizar as estações de metrô, expandir o ramal Ceilândia interligando com a BR-070 e integrado com o sistema de transporte coletivo do Entorno.

O candidato quer construir o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) oeste, do Recanto das Emas ao Sol Nascente, passando pelo Riacho Fundo, Taguatinga e Ceilândia. Outra medida é construir o anel viário para desafogar o trânsito das principais vias, além da ampliação das ciclovias e a conecção com outros meios de transporte.

Segurança Pública

A proposta é modernizar e melhorar a iluminação pública, aumentar o número de policiais nas ruas, com a recomposição dos quadros de profissionais de segurança pública. Segundo o plano de governo, “haverá a estruturação e valorização das carreiras dos profissionais da área”.

O documento destaca que investimentos no monitoramento e na proteção das vítimas de violência doméstica, com a implementação do programa Maria da Penha. Paulo Octávio diz que vai resgatar e fortalecer o Programa de Policiamento de Vizinhança e utilizar novas tecnologias para auxiliar o sistema de segurança pública e identificar locais onde ocorreram crimes, por meio de uma base de dados e de análise criminal.

Outra proposta é aprimorar as políticas voltadas para a segurança pública no Entorno do DF e fortalecer e integrar o serviço de inteligência dos órgãos de segurança.

Turismo

Uma das metas na área do turismo é promover Brasília como centro de eventos nacionais e internacionais e expandir os voos internacionais tendo como destino e origem a capital federal. O candidato pretende “resgatar os grandes eventos comemorativos e datas simbólicas da cidade”. Outra medida é retomar a rota do ônibus do turismo cívico.

O plano prevê o incentivo a captação de recursos para o Fundo de Fomento à Indústria do Turismo no DF (Fitur-DF). Outra proposta é incentivar os eventos de inverno (cultura, esporte e lazer), e também o turismo rural.

Meio ambiente

O candidato afirma no plano de governo que quer preservar o Cerrado, proteger a vegetação, as áreas de nascentes e ampliar parques ecológicos. Ele pretende também “ampliar o percentual de participação de fontes renováveis na geração de energia do DF”.

Outra medida é implantar o plano de gestão integrada de resíduos sólidos, desenvolver uma política de incentivo às cooperativas de catadores de recicláveis e aumentar a fiscalização e o monitoramento das áreas de preservação.

Arte e cultura

Quanto à arte e a cultura, está prevista a reforma e reabertura do Teatro Nacional, a ampliação das atividades da Escola de Música de Brasília, com aumento de profissionais, a reforma das atuais instalações e a implementação der duas novas unidades, em Taguatinga e em Sobradinho.

Outra meta é “simplificar e desburocratizar ” o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), além de realizar o Festival de Música, Cultura e Arte das escolas públicas, “com objetivo de promover novos talentos”.

Moradia

A habitação é apontada no plano de Paulo Octávio como “um dos maiores desafios”. Entre as medidas, estão a regularização fundiária, a proteção de áreas de conservação e o combate à grilagem de terras.

O documento cita a criação do Banco de Materiais de Construção, em parceria com a iniciativa privada. De acordo com o plano, o governo fará o cadastro, a seleção e o controle do acesso da população menos favorecida aos materiais disponibilizados.

A ideia também é criar um programa habitacional que “atinja a classe média”.