Funcionário do Google foi demitido por expor uma ‘organização espiritual’ dentro da empresa, alega processo

Um ex- funcionário do Google afirma que foi demitido por denunciar uma ‘organização espiritual’ que se desenvolveu dentro da empresa.

Um artigo do New York Times publicado esta semana descreveu como uma organização religiosa chamada Fellowship of Friends, que acredita que uma maior consciência pode ser alcançada por meio das artes plásticas e da cultura, se desenvolveu dentro de uma unidade de negócios dentro do Google.

A Fellowship of Friends foi fundada na década de 1970 por Robert Earl Burton e tem aproximadamente 1.500 membros em todo o mundo. Ele acredita que seu objetivo é criar uma nova civilização após um evento apocalíptico. O NYT também relata que acredita que a maioria das pessoas passa por um estado de “sono acordado”, mas algumas podem alcançar uma forma de iluminação.

Cerca de 12 membros da Irmandade e parentes próximos trabalharam para o Google Developer Studio, que produz vídeos mostrando a tecnologia do Google. Kevin Lloyd, que trabalhou como produtor de vídeo no Google, disse que a empresa comprava regularmente vinho de uma vinícola de propriedade de um membro da organização.

Lloyd entrou com sua ação em um Tribunal Superior da Califórnia no Vale do Silício, alegando que, quando levantou a questão da organização canalizar dinheiro do Google para a bolsa, foi informado de que poderia perder o emprego.

Dos 25 membros do GDS, o Sr. Lloyd’s alega que aproximadamente metade eram membros da irmandade.

O supervisor de Lloyd supostamente “ganhou status e elogios em relação ao aumento de dinheiro que flui para a irmandade por meio de seus esforços no Google que colocou (e manteve) outros membros da irmandade – direta ou indiretamente – na folha de pagamento do Google”, de acordo com o processo.

“Temos políticas de longa data para funcionários e fornecedores para evitar discriminação e conflitos de interesse, e as levamos a sério”, disse uma porta-voz do Google em comunicado ao NYT .

“É contra a lei pedir as afiliações religiosas daqueles que trabalham para nós ou para nossos fornecedores, mas é claro que investigaremos essas alegações por quaisquer irregularidades ou práticas de contratação impróprias. Se encontrarmos evidências de violações da política, tomaremos medidas”.

O Google também afirma que Lloyd foi demitido por problemas de desempenho. A Fellowship of Friends não respondeu ao pedido de comentário do The Independent antes da publicação.