5 projetos do laboratório secreto do Google

Aproveitamos o lançamento do Wing para lembrar cinco outras inovações que querem mudar o mundo em que vivemos para sempre

Na última quinta-feira, 28, o Google anunciou mais um projeto inovador, o Project Wing, destinado à construção de drones que sejam capazes de realizar pequenas entregas em áreas urbanas com rapidez.

A ideia do projeto, que vem sendo pesquisado há cerca de dois anos por uma equipe de cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology), é servir não só para e-commerce, mas também para o aluguel de produtos e entrega de mantimentos e suprimentos de emergência em situações como terremotos, furacões e tsunamis.

O Project Wing (ou Projeto Asa, em tradução literal) é apenas mais um dos projetos mirabolantes que o Google tem criado em seu laboratório secreto, chamado internamente na empresa de X. Aproveitamos o lançamento do Wing para lembrar cinco outras inovações que querem mudar o mundo em que vivemos para sempre.

1. Google Glass

Os óculos inteligentes do Google foram uma das primeiras criações do Laboratório X e também um dos primeiros dispositivos vestíveis a surgirem nos últimos tempos. Com uma tela que fica à frente do olho direito do usuário, os óculos podem se conectar à internet, gravar vídeos e tirar fotos, além de mandar mensagens e se integrar a diversos aplicativos.

Por enquanto, o aparelho está em testes para um público selecionado (embora já tenha sido posto à venda nos EUA em ocasiões especiais) e devem chegar ao mercado em 2015. Confira abaixo o teste que a redação do Estado fez com o Google Glass.

2. Celular de montar

Já pensou se fosse possível comprar um celular que pode ser montado como um jogo de blocos Lego, privilegiando os componentes que o consumidor preferir, como uma câmera melhor ou um processador mais ágil, e excluindo os que não têm tanta utilidade?

É essa a ideia por trás do Projeto Ara, que vem sendo desenvolvido no laboratório desde o fim de 2013, com uma equipe originada da Motorola (que pertencia ao Google até janeiro de 2014). A ideia da equipe por trás do projeto é criar uma estrutura de celular que possa ser usada para a vida toda, vencendo a obsolescência programada.

3. Automóvel autônomo

Como poderia funcionar um carro sem motorista? É outra pergunta que o laboratório X tem tentado responder, em um projeto revelado no último mês de maio. Com ajuda de sensores a laser e radares, o carro autônomo do Google tem lugar para duas pessoas e pode se locomover a uma velocidade média de 40 km/h, sem precisar de motorista.

O percurso pode ser programado por meio de um smartphone e o software e os sensores (capazes de detectar objetos a uma distância equivalente a até dois campos de futebol em todos os lados do carro) criados pelo Google fazem todo o trabalho sozinho. O usuário só precisa apertar um botão para dar partida.

4. Internet via balões

Quanto mais pessoas acessarem a internet, mais usarão o Google e seus inúmeros serviços. Essa talvez seja a ideia por trás do Projeto Loon, um programa do Google que pretende conectar áreas rurais remotas do planeta com ajuda de balões de alta tecnologia.

Os balões têm 15 metros de diâmetro e voam a uma altitude de 20 quilômetros, sendo capazes de transmitir sinal de conexão para internet em velocidades similares às de redes 3G.

5. Lente de contato para diabéticos

A rotina de um diabético sempre tem um pouco de dor: todos os dias, milhões de pessoas no mundo todo precisam dar uma picada em seus corpos para monitorar o nível de açúcar em seu sangue.

Entretanto, isso pode mudar: o laboratório X está desenvolvendo um novo método para a medição de glicose, através de uma lente de contato inteligente, equipada com microchips e uma antena.

  • 1. Google I/O zoom_out_map1/14 (Stephen Lam/Getty Images)
    São Paulo – Começou hoje, em São Francisco, na Califórnia, o Google I/O, a conferência para desenvolvedores da empresa. A apresentação inicial serviu para os executivos apresentarem as principais novidades do Google. Entre elas estavam versões do Android televisores e carros, além de novos relógios inteligentes. Veja doze novidades que o Google mostrou hoje.

2. Android L zoom_out_map

2/14 (David Paul Morris/Bloomberg)

O Google mostrou a próxima verão do sistema operacional Android, chamada provisoriamente de Android L. Uma das mudanças foi no visual, que o Google chamou de Material Design. A nova versão usa novas animações e ganhou um visual bastante colorido. Entre as novidades técnicas, está a compatibilidade com processadores de 64 bits (a Apple já havia implantado essa compatibilidade para o iPhone). Ele será lançado para os consumidores perto do final do ano. Descobriremos, então, qual é o doce com a letra L que servirá de apelido ao sistema.

3. Android Wear zoom_out_map

3/14 (Stephen Lam/Getty Images)

O Google deu algumas informações a mais sobre o Android Wear, a versão do sistema para relógios inteligentes. Qualquer app de um smartphone ou tablet será capaz de enviar notificações aos relógios. Eles também virão com aplicativos especiais para informações rápidas, como previsão do tempo. Durante a demonstração, David Singleton, um diretor de engenharia do Google, chamou um táxi dizendo somente “ok, Google, chame um carro para mim”.

4. Samsung Gear Live zoom_out_map

4/14 (Divulgação/Samsung)

Durante a conferência, um novo relógio inteligente da Samsung foi apresentado, o Gear Live. Ele tem aparência bastante parecida com os novos Gear 2. Ele tem tela de 1,63 polegada, monitor cardíaco e vem em duas cores, preto e vinho. Assim como o LG G Watch, ele começa a ser vendido hoje na Google Play. Vai custar 200 dólares.

5. LG G Watch zoom_out_map

5/14 (Stephen Lam/Getty Images)

Durante o Google I/O, o Google anunciou que o LG G Watch (no pulso de David Singleton, diretor de engenharia do Google, na foto), que é o relógio inteligente da LG, será vendido a partir de hoje, nos Estados Unidos, na Google Play, a loja virtual do Google. O preço não foi divulgado. A LG informa que o relógio será lançado no Brasil em julho.

6. Moto 360 zoom_out_map

6/14 (Divulgação/Motorola)

Ao contrário dos outros dois relógios inteligentes, da LG e da Samsung, o Moto 360 ainda não está à venda. Durante o Google I/O, uma breve demonstração do relógio foi feita. Ele é o único com um mostrador redondo e o mais elegante entre eles. A informação é que ele começará a ser vendido ainda neste Inverno. O preço não foi anunciado.

7. Android TV zoom_out_map

7/14 (Stephen Lam/Getty Images)

O Google anunciou oficialmente o Android TV, nova versão do sistema para televisores. Ele vem no vácuo do sucesso do Chromecast. Smart TVs da Sharp, Sony e LG usarão o Android TV internamente a partir do ano que vem. Outras fabricantes, como a Asus, farão caixas independentes para serem conectadas a televisores.

8. Android Auto zoom_out_map

8/14 (Stephen Lam/Getty Images)

Depois da Apple e da Microsoft, o Google também quer conquistar os carros. A empresa anunciou o Android Auto, uma versão do sistema para ser usada em carros. Ele exibirá informações importantes ao motorista e terá suporte para comandos por voz, para que não atrapalhe o motorista.

9. Chromecast zoom_out_map

9/14 (Reprodução de EXAME.com)

Recém-chegado ao Brasil, o Chromecast também tem novidades. A mais importante é que ele vai passar a espelhar a tela do smartphone ou tablet na TV. Assim, vai funcionar com qualquer aplicativo. Além disso, será possível conectar, ao aparelho, um smartphone que não esteja na mesma rede Wi-Fi. Uma terceira novidade é que diversas pessoas poderão enviar conteúdo ao Chromecast.

10. Google Drive zoom_out_map

10/14 (Divulgação)

Até o Google Drive apareceu no Google I/O. O sistema de edição de arquivos na nuvem volta ter compatibilidade com arquivos do Microsoft Office (cuidado, Microsoft!). O Google também anunciou um plano para usuários do Drive. Por 10 dólares por mês, não existe nenhum limite de espaço para seus arquivos.

11. Chromebooks zoom_out_map

  • 11/14 (Reprodução de EXAME.com)
    Também foram anunciadas novidades para os chromebooks, os laptops que rodam o sistema Chrome OS. A mais significativa é que agora será possível instalar aplicativos do Android nos chromebooks. Outras novidades são: comandos de voz, notificações e avisos do Google Now.
  • 12. Google Fit zoom_out_map

12/14 (Reprodução de EXAME.com)

Durante a WWDC, a Apple anunciou o HealthKit, uma plataforma de desenvolvimento voltada para apps de saúde. Agora, durante o Google I/O, vem a resposta. O Google Fit será a base para desenvolvedores criarem apps e outros serviços para Android que sejam relacionados ao monitoramente da saúde. Ele será usado por empresas como Adidas, Nike e RunKeeper.

13. Android One zoom_out_map

13/14 (Stephen Lam/Getty Images)

Um dos projetos do Google é levar conectividade ao mundo todo. Pensando em países em desenvolvimento, surgiu o Android One. Ele é um conjunto de projetos de referência que o Google oferece às fabricantes de smartphones de baixo custo. Um exemplo usado por Sundar Pichai foi um smartphone indiano que custa menos de 100 dólares.

14. Agora, veja como a Apple se inspira no Android zoom_out_map

14/14 (Reprodução)