Cientistas descobrem novo ecossistema abaixo de camada de gelo na Antártica

Um grupo de cientistas da Nova Zelândia descobriu novas espécies de animais vivendo em um rio de água doce a quilômetros de profundidade, abaixo de uma grossa camada de gelo na Antártica.

A descoberta foi feita na plataforma de gelo Ross, durante uma pesquisa conduzida para investigar os impactos da mudança climática no local. A plataforma é a maior do mundo, tem 487 mil km² de extensão e fica num território reivindicado pelo país.

Quando perfuraram a camada de gelo, os cientistas foram surpreendidos por grupos de animais semelhantes a camarões. As espécies são de artrópodes de 5 milímetros nunca vistos antes, pequenas criaturas do mesmo filo dos camarões, lagostas e caranguejos.

“Pensamos que havia algo errado com a câmera, mas quando o foco melhorou, percebemos um cardume de pequenos artrópodes”, afirmou ao jornal britânico “The Guardian” o cientista Craig Stevens, do Instituto Nacional de Água e Atmosfera da Nova Zelândia, NIWA na sigla em inglês.

“Estamos extremamente felizes com a descoberta”, afirmou o cientista. “Ter todos esses animais nadando em volta do nosso equipamento significa que existe um importante ecossistema aqui”.