Youtuber usa carrões para abordar mulheres: “Testando interesseiras”

O youtuber Maiki da Silva Moraes, conhecido como Maiki 021, acumula mais de 13 milhões de inscritos em seu canal. O influenciador faz sucesso nas redes sociais com conteúdo controverso, em especial vídeos em que aborda mulheres para supostamente mostrar o interesse delas por homens com carros de luxo.

Denominados como “testes de mulheres interesseiras”, os vídeos parecem ser pré-combinados e mostram Maiki abordando moças desconhecidas com carros humildes, oferecendo carona ou as chamando para sair. Quando o convite é recusado, ele volta a encontrá-las dirigindo veículos de luxo de marcas como Porsche, BMW e Audi, refazendo sua proposta para avaliar a reação delas.

Os conteúdos têm em média 100 mil visualizações e contam com títulos como “Interesseira me beijou só para andar de BMW” e “Caçando interesseira na praia de R8”.

A inspiração para as supostas pegadinhas são vídeos realizados no exterior em canais semelhantes, em especial o HoomanTV.

Youtuber assedia mulher com carrão - Reprodução/ Canal Maiki 021 - Reprodução/ Canal Maiki 021
Trecho retirado de vídeo em que youtuber aborda mulher com Porsche Panamera.

“Parece uma armação, mas se a pessoa sentir um constrangimento pode se considerar assédio”, diz a advogada e pesquisadora sobre problemas de gêneros Raquel Xavier Braga. “O problema é banalizar o assédio, o caso é uma situação de preconceito e um estereótipo nocivo em que ele provoca a situação para tirar a vantagem”.

Vale ressaltar que o artigo 216-A do Código Penal Brasileiro afirma que o assédio se configura a partir do constrangimento com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, tendo como pena por violação da lei detenção de 1 a 2 anos.

“Afirmo que é violência contra mulher por ter sido gravado sem autorização, ou seja, sem consentimento, tendo violação de privacidade”, afirma Carine Ross, especialista em diversidade e inclusão feminina. “A versão em inglês é a mesma situação, a fala é bem semelhante. Acredito que seja uma réplica de conteúdo americano.”

Verdade ou fake?

Youtuber aborda mulheres usando carros de luxo - Reprodução/ Canal Maiki 021 - Reprodução/ Canal Maiki 021

As duas especialistas ouvidas pela reportagem questionam a veracidade das abordagens. Para elas, os encontros mostrados são forjados para trazer mais visualizações ao canal.