Bolsonaro propõe criar comitiva de presidentes para visitar Putin

O presidente Jair Bolsonaro sugeriu às autoridades da Turquia a criação de uma espécie de comitiva de presidentes para visitar Vladimir Putin, em Moscou. A proposta chegou a ser descrita por uma parcela de diplomatas dentro do Itamaraty como sendo “megalomaníaca”, enquanto do lado dos mediadores do conflito com a Ucrânia a percepção é de que o momento não é de “show”, e sim de negociações de bastidores.

A ideia de Bolsonaro surgiu durante a visita ao Palácio do Planalto na semana passada do chanceler turco, Mevlüt Çavusoglu. Em entrevista aos jornalistas após o encontro com o presidente brasileiro, o ministro disse que Bolsonaro elogiou o papel de Ancara na tentativa de mediação entre russos e ucranianos. Membros do Itamaraty confirmaram que, de fato, a proposta foi feita.

Nas últimas semanas, tem sido o governo turco o organizador das conversas, na esperança de que um cessar-fogo possa ser atingido.

Mas o turco saiu de Brasília com uma nova proposta. “O presidente brasileiro Bolsonaro disse que está pronto para organizar uma visita conjunta a Moscou com alguns líderes importantes do país se o presidente Erdogan também concordar”, disse.

Segundo ele, o brasileiro disse que gostaria de “contribuir com seus esforços”. “Dissemos que faríamos um estudo e retornaríamos a eles”, explicou o ministro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *