Aprenda a fazer skincare em apenas 10 minutos

Um dos maiores impedimentos na hora de cuidar da pele é a falta de tempo. Com a chegada da onda de skincare e cada vez mais passos sendo adicionados à rotina, pode parecer que manter esses cuidados diariamente demanda bem mais do que alguns minutinhos, mas não é bem assim, viu? 

O importante é apostar nos produtos certos e isso não significa que você precisa usar vários para ter bons resultados. Inclusive, os especialistas garantem: é possível ter uma rotina de skincare eficaz em apenas 10 minutos! Para isso, a dermatologista Letícia Bortolina lembra os passos básicos: limpeza, hidratação e proteção.  

Então, ligue o cronômetro e entenda como cuidar da pele diariamente gastando só uns minutinhos!

Cuidados essenciais pela manhã

Limpando em dois minutos

Sabia que em apenas dois minutos você pode realizar a limpeza correta da pele? “Lave-a com movimentos circulares, usando as pontas dos dedos e massageando bem todas as áreas, principalmente a região da zona T, por ser a mais oleosa. Após deixar o produto agir por 1 minuto, enxágue”, ensina a dermatologista.

Reserve apenas três minutos para a hidratação

Menos de 5 minutos poderá ser suficiente para aliar hidratação e efeito antienvelhecimento. “Os séruns podem ser aplicados antes e, por terem ativos concentrados, trazem uma série de benefícios. Os antioxidantes, por exemplo, são defensores na nossa pele e clareadores de manchas”, indica a especialista em medicina estética Roberta Padovan.

Ela indica ainda que o uso seja antes da proteção solar para potencializar essa defesa e relembra a importância de ficar de olho nas texturas dos produtos: “peles mais secas se beneficiam de cremes ricos em óleo, enquanto as mais oleosas devem investir em gel e loções oil-free”. 

Dedique um minuto para a área dos olhos

Essa região é uma das mais sensíveis do corpo e merece um tratamento especial, o qual prevenirá a formação de linhas e rugas. A orientação das médicas é usar fórmulas suaves, mas concentradas em ativos que garantem firmeza e elasticidade à pele. 

Mais três minutos para proteger a pele

Após o hidratante secar por completo, comece a etapa de proteção — passo indispensável para a saúde da pele. Além disso, o efeito protetor não é instantâneo, portanto, não se exponha diretamente ao sol logo depois da aplicação. Lembre-se ainda de reaplicá-lo ao longo do dia e opte por versões com FPS a partir de 30 e compatíveis com seu tipo de pele. 

Cuidados essenciais à noite

No fim do dia, Letícia explica que os cuidados diurnos devem ser repetidos, excluindo a proteção solar. “É importante sentir a pele limpa, sem resquícios de produtos. É possível usar também, uma vez por semana, um esfoliante que garante uma textura mais suave e facilita a absorção dos ativos de tratamento”, complementa.

Depois, gaste alguns minutos na hidratação, adicionando também fórmulas recomendadas pelo dermatologista. “Elas podem contar com o retinol, substâncias clareadoras, renovadoras, estimuladoras de colágeno e antioxidantes para máximo efeito anti-idade”, finaliza a especialista, enquanto relembrar ser imprescindível a consulta com o médico antes de iniciar qualquer tratamento ou produto. 

Fontes: Letícia Bortolini, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD); Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *