Melhore o atendimento ao cliente com o WhatsApp Business

Desde o ano passado, o WhatsApp disponibilizou uma nova ferramenta que se tornou fundamental em tempos nos quais o relacionamento com o cliente pode ser a chave para que o seu negócio seja bem-sucedido: o WhatsApp Business. Antes de prosseguirmos, porém, talvez você apenas tenha ouvido falar, de forma vaga, sobre o WhatsApp.

Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais desse aplicativo e descobrir, de fato, o que é o WhatsApp Business.

O QUE É WHATSAPP BUSINESS?

Hoje em dia, é comum encontrarmos anúncios nas redes sociais, nos sites ou mesmo no marketing offline com o símbolo verdinho do WhatsApp seguido de um contato (como forma de comunicação com o cliente).

E o número de empresas que querem ter um perfil no WhatsApp chega a 96%. O que se vê, porém, é o uso do aplicativo de mensagens para fins empresariais, como se a empresa fosse um contato qualquer. Acredite, você está fazendo isso errado.

A melhor solução é o WhatsApp Business. Trata-se de um aplicativo para Android e IOS que tem como objetivo facilitar a interação da empresa com os seus clientes — podendo automatizar, classificar e responder mensagens rapidamente.

Com visual e funcionalidades semelhantes aos do WhatsApp Messenger, ele tem algumas peculiaridades:

  • Perfil comercial: permite exibir informações da empresa, como endereço, e-mail e site;
  • Estatísticas: relatório de mensagens enviadas, entregues e lidas;
  • Ferramentas de mensagens: permite responder rapidamente aos clientes, inclusive com a possibilidade de programar respostas caso você esteja ausente;
  • Etiquetas: é possível criar etiquetas para definir o status de cada cliente/mensagem, tais como “pago” e “novo cliente”, por exemplo.

POR QUE USAR O WHATSAPP PARA EMPRESAS?

Segundo pesquisa da App Annie, que analisa o mercado mobile, o número de usuários do WhatsApp chegou à casa dos 200 milhões. Isso, por si só, já justifica a aposta no uso do WhatsApp empresarial.

Além disso, 73% dos brasileiros estão dispostos a fazer negócios pelo WhatsApp — e 93% deles enviam ao menos uma mensagem todos os dias.

COMO FUNCIONA O WHATSAPP BUSINESS

Caso já esteja convencido do potencial do aplicativo, vamos ao passo a passo sobre sua a instalação para ver como funciona o WhatsApp Business.

  1.  Baixe o WhatsApp Business no Google Play ou na Apple Store;
  2. Faça a verificação do número de telefone da sua empresa; ele será utilizado para conversar com os clientes;
  3. Se desejar, restaure o histórico de conversas;
  4. Defina o nome da sua empresa;
  5. No botão “Menu”, crie o seu perfil seguindo o caminho: Configurações > Configurações da empresa > Perfil;
  6. Insira uma foto para o seu perfil;
  7. Insira a localização da sua empresa em “Definir localização no mapa”;
  8. Altere o “Horário de Atendimento”;
  9. Por fim, adicione e-mail e site de sua empresa.

COMO MIGRAR DO WHATSAPP PARA O WHATSAPP BUSINESS?

Se já tiver usado o WhatsApp empresarial por meio do WhatsApp, saiba que é possível fazer a migração para o WhatsApp Business. Vamos lá:

  1. Se quiser manter o seu histórico de conversas, vá em Configurações > Conversas > Backup de conversas > Fazer backup para salvar tudo no Google Drive;
  2. Com o aplicativo do WhatsApp Business baixado, siga o caminho:

Concordar e Continuar > Digite o número da empresa > Avançar > Ao aparecer a mensagem sobre a transferência do número para o WhatsApp para empresas, clique em Continuar > Avalie se deseja fazer o backup de arquivos e contatos clicando em Agora não ou Continuar > Em seguida, “Permitir” (se a resposta for positiva) > Clique em “Restaurar” ou “Ignorar” > Vá para “Avançar”.

whatsapp business
Uma das dicas para usuários comuns também vale para as empresas: visualizou? Então responda! Não ignore o seu cliente. Imagem: Unsplash

Agora que você já sabe o que é WhatsApp Business e, mais do que isso, como ele funciona, é preciso considerar dicas importantes sobre o uso da ferramenta. Afinal de contas, exageros podem ser fatais.

O QUE FAZER:

  • Sendo o WhatsApp uma ferramenta pessoal, o WhatsApp empresarial não deve ser usado com clientes do topo do funil, ou seja, ainda no momento de descoberta. Isso pode soar invasivo. Espere que ele dê abertura para isso, como ao preencher um formulário em uma landing page, por exemplo;
  • Aposte em uma linguagem descontraída e leve;
  • Agilidade nas respostas faz a diferença;
  • Use bem o Status: venda a sua marca por meio desse recurso de fotos e vídeos que funciona de forma semelhante aos Stories do Instagram.

O QUE NÃO FAZER:

  • Visualizar e não responder: a regra é a mesma para o WhatsApp empresarial. Portanto, ao visualizar, responda. NÃO IGNORE o seu cliente;
  • Por outro lado, não seja uma empresa chata: deixe o seu público respirar;
  • Saiba o conteúdo correto a ser enviado para o seu cliente;
  • Não compre listas de mailing: isso entra na questão de não ser invasivo no WhatsApp empresarial.

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