Transformação digital: facilite o trabalho na sua empresa

É quase impossível você encontrar uma pessoa que não utilize absolutamente nada de tecnologia nos dias atuais. Seja para locomoção, interação ou diversão, a transformação digital vem deixando a nossa vida mais dinâmica e, consequentemente, mais eficiente. Essa mudança, aliás, também se estende à sua empresa. Se você está em busca de maneiras para otimizar o seu trabalho e o dos seus funcionários, saiba como:

Na comunicação

Em quase todas as empresas, é importante que haja uma comunicação eficiente entre os funcionários, a fim de minimizar ruídos nas informações e otimizar os processos. Para facilitar a interação e dar um upgrade, conheça:

Skype

Produzido pela Microsoft, o Skype está disponível tanto para ser baixado em seu computador como para você usufruir dos mesmos benefícios através do navegador e também do celular. A plataforma permite que você faça chamadas de voz e de vídeo (para uma pessoa ou várias ao mesmo tempo) e também envie documentos, fotos e vídeos de maneira bem simples.

Hangouts

Disponível para você acessar no seu computador e também no celular, o Hangouts está integrado à sua conta do Google e te conecta automaticamente a todas as pessoas com as quais você já trocou e-mail por lá. O site permite que você faça chamadas de voz e de vídeo de maneira bem eficiente.

transformação digital

Muitos dos programas que vão te ajudar já têm suas próprias plataformas mobile, uma facilidade para quando você estiver fora do local de trabalho. (Imagem: Unsplash)

Whatsapp

Você pode até não gostar, mas o fato é que hoje o WhatsApp é um sistema de comunicação internacionalmente famoso. O aplicativo ainda ganhou a sua versão para os computadores, por meio do WhatsApp Web. No entanto, chamadas de voz e de vídeo estão disponíveis apenas pelo celular.

Organização

Muitas vezes o dono do empreendimento não sabe o tempo que o seu funcionário gasta para uma determinada tarefa, ou simplesmente ele — o empregado — não se lembra da atividade. Existem hoje plataformas online que vão te auxiliar na organização das tarefas da sua empresa, conheça o:

Asana

Embora a versão paga seja mais completa, o Asana gratuito é uma ótima opção para quem quer colocar uma lista de tarefa para seus funcionários e trabalhar a questão da pontualidade das entregas. Além disso, você recebe um e-mail instantaneamente quando o funcionário lista a tarefa como “feita”.

Trello

Muito usado para quem quer se organizar em meio ao grande fluxo de informações recebidas no dia a dia, o Trello é uma ferramenta online que relaciona todas as demandas do dia/mês/ano, e você consegue controlar o fluxo de todas elas de maneira muito simples.

Vendas

Um dos grandes pontos fortes da transformação digital foi a chegada das redes sociais. No entanto, você está enganado se acha que elas são utilizadas apenas para postar fotos. Muitas hoje já têm uma produção especializada para você criar o seu próprio comércio eletrônico:

Facebook e Instagram

Duas das maiores redes sociais do mundo, o Facebook e o Instagram disponibilizam hoje um espaço para você hospedar parte da sua loja na própria plataforma, o que favorece, e muito, a sua interação com o público, além de facilitar a forma de fazer a captação de novos clientes.

Compartilhando informações

Se você trabalha hoje em um local que demanda o envio de vários arquivos, esteja ciente de que não é preciso fazer mais nada de forma física. Existem plataformas online para você carregar desde arquivos leves, como pequenas fotos, até arquivos pesados, como programas de vários gigas. Conheça:

We Transfer

Já precisou enviar um arquivo por e-mail e ele era grande demais para carregar? O We Transfer permite que você upe um arquivo digitalmente (a versão gratuita permite até 2GB) — e o destinatário poderá baixá-lo de maneira rápida e eficiente, onde estiver, pois o arquivo estará na nuvem.

transformação digital
Para facilitar seu trabalho, confira na internet se uma determinada tarefa, mesmo que boba, não entrou na transformação digital. (Imagem: Unsplash)

Google Cloud

Por falar em nuvem, o Google Cloud trabalha de maneira parecida. Nele, porém, você sobe os arquivos e salva online, permitindo que você os edite e apague. Imagine que é um grande espaço extra que você conseguiu colocar no seu computador — e que você pode acessar de qualquer lugar e deixar disponível para outras pessoas acessarem também.

Finanças

Tem quem ame a sua empresa com todo o amor do mundo, mas trave quando o assunto são as finanças. Se você está buscando uma forma de melhorar a sua relação com a saúde bancária da sua empresa, conheça o:

Conta Certa

Feito para agilizar o seu sistema de vendas, o Conta Certa é um sistema integrado a vários aplicativos, o que te permite colocar o seu restaurante, por exemplo, em plataformas como o iFood. O sistema ainda registra o caixa, controla o estoque e facilita o sistema de mesa/comanda em casas.

Faça a transformação acontecer

É difícil não estar conectado ao grande avanço das tecnologias, mas é mais difícil ainda se manter sempre atualizado. O ideal é que você sempre esteja à procura de novas ferramentas que possam te auxiliar nas tarefas do dia a dia. Não tenha medo de procurar na internet uma maneira de facilitar um determinado fluxo de trabalho, mesmo que pareça algo bobo; provavelmente já existe algum software ou site para te ajudar a fazer até melhor. Faça a transformação digital acontecer em sua empresa.