Antes e depois: após dois meses de guerra, Zelensky muda de fisionomia

Após 60 dias da invasão da Rússia à Ucrânia, não são apenas as cidades invadidas pelos russos que carregam marcas de destruição e tiveram suas rotinas totalmente transformadas. A fisionomia do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky também está nitidamente transformada.

O sexto presidente da Ucrânia desde a dissolução da União Soviética está em seu primeiro mandato. Formado em direito, construiu carreira na televisão e no cinema, como ator, produtor, roteirista e diretor.

Zelensky - Reprodução - Reprodução

Chegou ao poder sustentando um discurso de cidadão comum que entra para a política motivado pelo espírito cívico de fazer de seu país um lugar melhor, combatendo as oligarquias políticas da Ucrânia —parecido com o personagem que interpretou nas telas.

Zelensky - Reprodução - Reprodução

Até fevereiro, antes dos conflitos terem início, era comum Zelensky fazer pronunciamentos presidenciais sempre bem-vestido, usando terno e muitas vezes gravata e sem barba.

Zelensky - Getty Images - Getty Images
zelensky - Vladyslav Musiienko/Ukrainian Governmental Press Service/Reuters - Vladyslav Musiienko/Ukrainian Governmental Press Service/Reuters

Imagem foi deixada de lado logo no primeiro dia de invasão russa, quando o presidente ucraniano apareceu em um vídeo para falar com a população do país e provar que estava em Kiev.

Zelensky - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram

A partir dali, adotou a camiseta verde lisa que usaria todos os dias dali em diante.

Nesse período, ainda nos primeiros dias de conflito, Zelensky aparecia com feição calma, mas com o decorrer dos dias —e da guerra — a situação foi mudando.

Zelensky - Divulgação/Presidência da Ucrânia/AFP - Divulgação/Presidência da Ucrânia/AFP
Zelensky - Reprodução/AFP - Reprodução/AFP

Na segunda semana de confronto o presidente já começou a fazer os pronunciamentos à imprensa e população com fisionomia mais cansada e as olheiras começaram a aparecer.

Uma semana depois, mais sensação de cansaço. Zelensky já surgia para entrevistas com a barba por fazer mais aparente e tom de voz também mais firme.

presidente - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook

Quase um mês mais tarde, o presidente estava abatido e passou a solicitar publicamente conversas com o governo russo para que a guerra fosse encerrada.

ucrania - AFP - AFP

Aos 50 dias da invasão russa, o cansaço do presidente ucraniano é claro. Durante entrevistas e vídeos feitos pelas ruas do país, Zelensky aparece com a barba, fisionomia sisuda e olheiras profundas.

zelensky - Getty Images - Getty Images
presidente - Ronaldo Schemidt/AFP - Ronaldo Schemidt/AFP

Confrontos A imagem do presidente ficou especialmente abalada quando houve a descoberta de centenas de corpos, alguns amarrados, nas ruas de Bucha, a 37 km a sudoeste da capital ucraniana. Zelensky visitou a região e chamou de crimes de guerra que “serão reconhecidos pelo mundo como genocídio.”

Cerca de 400 pessoas mortas foram achadas ali que Moscou retirou as tropas e reorientou a ofensiva para o leste da Ucrânia.

4.abr.2022 - Sob forte esquema de segurança, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (ao centro, sem capacete), visitou a cidade de Bucha - Ronaldo Schemidt/AFP - Ronaldo Schemidt/AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mendonça pede vista e suspende julgamentos de Moraes contra Bolsonaro