Poéticas Populares presta homenagem à capital

A websérie lança doze vídeos com diversos artistas e muita poesia, no aniversário de Brasília

De 21 de abril a 31 de maio, o Poéticas Populares apresenta a segunda edição de sua websérie, com 12 episódios, 24 poemas e 28 artistas, pelo canal de Youtube da Rosa dos Ventos. Após o lançamento, todas terças e quintas, novos episódios vão ao ar, com diversos nomes da cultura popular brasileira prestando homenagem à capital do país. 

A iniciativa integra o calendário oficial do Circuito Candango de Culturas Populares, amplo projeto realizado pelo Instituto Rosa dos Ventos, com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. A presidente do instituto, Stéffanie Oliveira, entende que “celebrar a cidade por meio da poesia é reconhecer as raízes da capital, construída como um entremeado de versos e sotaques provindos de todo o país. A composição de Brasília é como um enorme poema escrito por milhares de mãos, com preciosas rimas e múltiplas vozes. Um emaranhado de arte e diversidade, é isso que celebramos com essa edição do evento”.

Templos da cultura

A exemplo da edição anterior, as gravações tiveram, como palco, importantes pontos da cidade. Nesta oportunidade, a Praça dos Orixás (Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2) e o Morro da Capelinha (Planaltina) abrigam os encontros poéticos. As locações foram escolhidas por sua evidente relevância como lugares de encontro espontâneo da comunidade, mas também pela representatividade junto à classe artística da cultura popular. Ambos são espaços importantes para a trajetória de artistas locais e para a realização de eventos como esse.

Cronograma de exibição

  • 21/04 – Episódio 1: Apoena Machado, Emília Monteiro, Alex Paz.

Músicas: Mata Quimô e Livre para Amar.

Poemas: José me Disse, de Yandra, e Abrilhantamento de Ádyla Maciel.

  • 26/04 – Episódio 2: Teresa Lopes, Marcus Moares, Karynna Spinelli.

Músicas: Elegbara e Vem água, vem mar.

Poemas: Oração ao Senhor dos Caminhos, de Natália Honorato, e A Oração, de Júnia Cascaes.

  • 28/04 – Episódio 3: Lirys Catharina e Jéssica Caitano

Músicas: Oyá Matamba e Luzia.

Poemas: Contrastes, de  Bia Blackman, e A tua espera, de Stéffanie Oliveira.

  • 03/05 – Episódio 4: Mestra Eliana, Cristiano Olimpo, Rodrigo Dantas.

Músicas:Oiteiro de Pedras Brancas e Mestre Bido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *