6 dicas para recuperar a pele após os abusos da Páscoa

Comer chocolates em excesso pode causar prejuízos visíveis. Saiba como recuperar a pele rapidamente

O primeiro dia depois de um feriado prolongado, repleto de chocolates e guloseimas, como a Páscoa, geralmente não é fácil em nenhum aspecto, inclusive, para a sua pele. Isso porque o consumo exagerado de doces e alimentos gordurosos, em geral, tendem a prejudicar a aparência e a qualidade da derme, provocando inflamações, espinhas e oleosidade, principalmente, no rosto.

“Há um impacto direto da alimentação na pele que, por conta dos abusos, tende a ficar mais oleosa, desidratada, opaca e sofrer com o aparecimento de acne e inchaço”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

“Quando passamos por processos inflamatórios, seja pela dieta ou maus hábitos, nossa pele também evidencia alguns sinais de fadiga. E isso afeta a pele, dando um ar cansado e envelhecido, com alterações estéticas principalmente na região dos olhos”, completa o também dermatologista e membro da SBD, Dr. Gustavo Saczk.

Por isso, com a ajuda de especialistas no assunto, separamos seis maneiras simples de recuperar a pele após os abusos cometidos durante o feriado da Páscoa. Confira:

1 – Higienize a pele com cuidado

“Não lave o seu rosto demais. Lavar muitas vezes a pele, prejudica a barreira cutânea: e ela é o que mantém a pele saudável. Para peles oleosas, é importante notar que a limpeza excessiva, sem repor a umidade, pode causar um ressecamento em um primeiro momento e depois a produção rebote de mais oleosidade. Além disso, nossa pele conta com um microbioma, uma ‘população’ de bactérias boas que nos protegem contra doenças e outros problemas, como ressecamento e sensibilidade da pele”, explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, membro SBD.

2 – Faça um esfoliação suave

“A esfoliação, com cautela, pode ser realizada uma a duas vezes por semana para ajudar na renovação celular. Mas, devemos evitar esfoliar peles finas”, aconselha a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da SBD.

3 – Massagens são importantes

“A massagem facial proporciona uma melhora da circulação sanguínea, o que contribui para uma oxigenação eficiente e faz com que as células da pele sejam nutridas adequadamente”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro do American College of Lifestyle Medicine.

4 – Use antioxidantes

“Nessa etapa, é especialmente interessante apostar em produtos altamente concentrados e que conseguem penetrar nas camadas mais profundas da pele, potencializando a hidratação. Na formulação, além do ácido hialurônico, as vitaminas C e E, o resveratrol e outros antioxidantes podem ser incorporados para conferir mais vitalidade à pele”, diz a Dra. Pomerantzeff.

5 – Potencialize a hidratação com máscaras

“O ideal é escolher as máscaras de acordo com sua necessidade. Por exemplo, enquanto as máscaras de argila e carvão ativado auxiliam no controle da oleosidade, as máscaras hidratantes com ingredientes calmantes contribuem para a hidratação e o viço da pele”, destaca a Dra. Pomerantzeff.

6 – Priorize hábitos saudáveis

“Invista, principalmente, em alimentos antioxidantes, como a maioria dos vegetais escuros e as frutas. As proteínas também contribuem muito para a recuperação do tecido cutâneo, assim como a vitamina C, que é um potente antioxidante, e a vitamina D, responsável por regular diversas proteínas que fazem parte da estrutura da pele, como o colágeno. Além disso, procure dormir bem, praticar exercícios físicos e evitar vícios como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas”, finaliza a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mendonça pede vista e suspende julgamentos de Moraes contra Bolsonaro