Pressionado, presidenciável comete gafe na GloboNews

André Janones vive constrangimento com o apresentador Roberto D’Ávila e é criticado por jornalistas do canal

Na terça-feira (12), Roberto D’Ávila recebeu o deputado federal André Janones, pré-candidato do Avante à Presidência da República. Ele tem 2% das intenções de votos em algumas pesquisas.

A certa altura da entrevista, o dono do programa perguntou a respeito da relação do Brasil com a Argentina. O parlamentar mineiro preferiu criticar a política externa de Jair Bolsonaro.

“O senhor não respondeu sobre a Argentina”, insistiu D’Ávila. “O senhor sabe quem é o presidente da Argentina?”

“Da Argentina, hoje?”, titubeou Janones. “É o Macron”, disse, visivelmente inseguro. Riu e completou: “Da França”.

“(Emmanuel) Macron é o presidente da França”, confirmou D’Ávila, que cursou História e Jornalismo em Paris. O apresentador não disfarçou certa irritação com a resposta errada.

“E o presidente dos Estados Unidos?”, questionou o entrevistador. “Biden”, respondeu Janones. “E da China?”, quis saber Roberto. “Não sei também.” (Resposta que não foi dada no ar: Xi Jinping.)

“Se o senhor quer ser presidente da República, precisa saber”, comentou o veterano da TV. “Não faço política para jornalista da GloboNews, para colunista da ‘Folha’, faço para quem está lá embaixo na base da pirâmide”, afirmou o presidenciável.

Horas antes, no ‘GloboNews Em Pauta’, a âncora Cecília Flesch repercutiu antecipadamente a gafe com os comentaristas do dia. “Inacreditável… É eliminatório… Surreal… (Ele) tem que saber”, se indignou o correspondente em Nova York, Guga Chacra, mestre em Relações Internacionais.

“Eu estou estupefato”, afirmou Ariel Palacios, correspondente do canal em Buenos Aires e especialista em política da América Latina. Mônica Waldvogel disse que Janones pode ter se confundido. “Talvez ele tenha pensado no Macri e falou Macron.”

Maurício Macri ocupou a Presidência da Argentina até dezembro de 2019, quando assumiu o atual ocupante da Casa Rosada, Alberto Fernández.

D’Ávila se mostrou decepcionado com o entrevistado
D’Ávila se mostrou decepcionado com o entrevistadoFoto: Reprodução/TV

Ao anunciar o programa ‘Roberto D’Ávila’, o ‘Jornal das 10’, com Aline Midlej, também destacou o trecho do equívoco cometido por André Janones.

Em seu perfil no Facebook, o político postou uma explicação. “Hoje, durante uma entrevista, me perguntaram o nome do presidente da Argentina e eu errei. Respondi “Macron” (me confundi com o Macri, ex-presidente). Já quando fui perguntado sobre o preço do arroz, do óleo e do feijão, eu acertei!”

Ao não citar o nome do jornalista Roberto D’Ávila nem divulgar data e horário de exibição da entrevista, André Janones sinaliza ter ficado incomodado com a situação.

Não dá para dizer que a pergunta do jornalista foi uma ‘pegadinha’, afinal, a Argentina é um importante parceiro comercial do Brasil e qualquer candidato à Presidência precisar ter bom conhecimento dessa relação histórica.

Por outro lado, a ampla publicidade que a GloboNews deu à gafe do presidenciável do Avante confirma que a imprensa em geral é implacável com pessoa pública que comete um deslize. Errou, será superexposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *