É possível ser vegano sem gastar muito dinheiro?

Essa ideia de que para ser vegano é preciso se alimentar de forma sofisticada e ter dinheiro para isso é um grande mito

Nós viramos veganos a partir do momento em que tomamos consciência da forma com que os animais e os humanos são tratados na indústria, granjas e abatedouros. Entretanto, estávamos inseridos em uma realidade periférica, diferente da maior parte das pessoas que normalmente são veganas, pessoas com poder de compra. Mas, independente do nosso contexto, estávamos decididos em ter uma alimentação sem nada de origem animal.

Durante a nossa transição para uma alimentação sem carne, leite, ovos e derivados, não tínhamos acesso às alternativas industrializadas. Então a nossa opção foi consumir alimentos de verdade, como frutas, legumes, vegetais, grãos e cereais — e foi a melhor escolha que fizemos, pois além de ser mais saudável, descobrimos que não precisa gastar um salário todo para comer. 

Essa descoberta veio com a vivência, na prática. Nosso primeiro rango sem nada de origem animal foi bem simples: arroz, feijão, couve, salada de alface com tomate e suco de laranja; e isso foi o suficiente pra gente entender que não precisávamos de produtos caros e inacessíveis.

Passamos a questionar e trocar ideias sobre o veganismo ser elitista e sobre o consumismo vegano. E chegamos a conclusão de que a maior parte das pessoas que propagam o veganismo são de classe média alta e muitas vezes difundem o movimento de forma deslocada da nossa realidade, e por isso somos condicionados a acreditar que a gente precisa de grana para ter uma alimentação vegana.

Bem informados e com base na nossa realidade, passamos a economizar e nos alimentar muito melhor — além de aprender a fazer leites vegetais, hambúrgueres, bolo, pão caseiro e muito mais. Essa vivência fez a gente entender que não precisamos consumir aqueles leites vegetais que custam R$ 15,00 o litro.

Aliás, nunca compramos esses leites e queijos vegetais. Esses produtos são destinados a um público específico que pode pagar. Um leite de aveia caseiro custa em torno de R$ 2,00 o litro e é bem simples de fazer. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *