Indústria de produtos de papel está entre os dez setores mais confiantes

Cenário positivo estimula investimentos, como na Mazurky, que adquiriu tecnologia inédita no Brasil

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) por setor, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado recentemente, apontou que a área de celulose, papel e produtos de papel está entre as dez mais confiantes, na 8ª colocação.

A indústria de embalagens de papelão, por exemplo, vem registrando constantes resultados positivos, impulsionados, principalmente, pelo e-commerce. Em 2021, o comércio eletrônico evoluiu 19% e, no atual ano, pode avançar mais de 12%, segundo projeções da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Em outra projeção, da NielsenlQ Ebit / Goldman Sachs, o crescimento do e-commerce em 2022 será de 27%.

Na Mazurky, indústria de embalagens instalada na Grande São Paulo, o e-commerce foi fator de destaque no crescimento real da fábrica de, aproximadamente, 40% em 2021. O cenário favorável estimulou o investimento em novas tecnologias para, além de otimizar a produção já exercida, ampliar os mercados de atuação da empresa. A Mazurky adquiriu máquina digital Single Pass de grande porte, importada da Europa, para impressão UV em chapas de papelão ondulado, papel cartão e polipropileno ondulado, sendo a primeira fábrica brasileira do ramo a contar com o equipamento.

Com a aquisição, a Mazurky passa a atuar não somente com a produção de embalagens, mas também no setor gráfico e de comunicação visual.

A expansão da Mazurky envolve, ainda, a mudança da fábrica para outro galpão – na cidade de Mauá, com maior estrutura. A nova planta da empresa, com o dobro do tamanho da atual e onde o novo equipamento começará a ser instalado no dia 5 de abril, fica ao lado do Rodoanel, com 12.500 m² de terreno, 8.500 m² de área construída e área fabril de 6.800 m².

“O comércio eletrônico exige que os produtos vendidos cheguem aos consumidores em embalagens de papelão, o que impulsiona os fabricantes de embalagens. Diante disso, estamos fazendo investimentos para poder atender às necessidades desse padrão de consumo e expandir os nichos, pois há uma demanda que nem o próprio mercado sabe que tem e que, até agora, ninguém era capaz de absorvê-la”, fala o diretor da Mazurky, Eduardo Mazurkyewistz.

O empresário ressalta que essa nova tecnologia chega para reinventar as embalagens existentes no Brasil e abre, ainda, oportunidades no mercado de trabalho, com a previsão de contratação de mais profissionais. “As possibilidades são imensas e estamos nos preparando também na área comercial, desenvolvimento, produção, inclusive com reforço de profissionais especializados, para aproveitar as novas oportunidades de negócio que serão geradas”, conclui.

Sobre a Mazurky

Há mais de uma década no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de caixas de papelão e acessórios de papelão ondulado. Localizada em São Bernardo do Campo, região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado.

Fonte: Predicado Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *