Chef Paulo Machado representa o Centro-Oeste em evento do Fartura Gastronomia em parceria com o Itamaraty

Em 2022, a plataforma Fartura inicia a retomada de eventos presenciais e promete fazer jus a seu nome com grandes novidades. O primeiro do ano é inédito: o “Fartura Gastronomia” acontece no Instituto Inhotim, em Brumadinho, dias 29, 30 de abril e 1º de maio. O evento terá a presença dos cinco embaixadores gastronômicos do Itamaraty, um de cada região do país: Morena Leite, Janaina Rueda, Manu Buffara, Saulo Jennings e Paulo Machado. Com mediação de Claude Troisgros, eles reúnem-se para discutir a internacionalização da gastronomia brasileira e, é claro, cozinhar.

“Assim como o Fartura, o Inhotim tem a inovação como forte pilar. É uma referência de vanguarda no mundo. Enquanto o Itamaraty é um parceiro importantíssimo para dar visibilidade à gastronomia brasileira fora do país. Estamos unindo grandes forças para este projeto, em torno da nossa maior missão que é disseminar a cultura gastronômica brasileira cada vez mais”, afirma Rodrigo Ferraz, diretor da plataforma.

O Fartura Gastronomia conta, ainda, com a participação de chefs de Belo Horizonte e Brumadinho em cozinhas ao vivo, almoços, jantares, além de mercearia de produtores e apresentações artísticas.

“Vamos reunir grandes nomes para discutir até que ponto nós, brasileiros, podemos levar para fora do Brasil nossa cultura, nossa comida, sem perder as nossas origens. Queremos mostrar o que realmente é essencial na nossa gastronomia, essa comida que abraça, afetiva, que envolve muitas etnias, muitos povos. O Brasil é um caldeirão miscigenado. E a grande discussão sobre como ir a outros países sem ser clichê, mas com verdade”, explica uma das curadoras do projeto, Carolina Daher.

O evento será aberto ao público, mediante acesso ao Inhotim e sujeito à lotação, de acordo com as normas vigentes do local. A programação será dividida da seguinte forma:

Espaço Igrejinha

Ao longo dos três dias, os chef embaixadores do Itamaraty realizam debates sobre a formação da identidade alimentar nacional e de como a culinária brasileira pode se expandir pelo mundo sem perder suas origens. Temas como afeto, inclusão social, diversidade cultural, sustentabilidade e criatividade serão abordados, com mediação de Claude Troisgros. Ao final será criado o Manifesto Maniba, que tem como propósito preservar e divulgar a gastronomia brasileira no mundo e será assinado por 200 chefs do país.

Cozinha ao Vivo

Além de discussões enriquecedoras, os chefs farão o que sabem melhor: cozinhar. E o público poderá assistir as receitas ao vivo e consumir os pratos recém-saídos da panela. Será uma oportunidade de ver grandes nomes da gastronomia nacional em ação, junto a chefs mineiros como Juliana Duarte, Flávio Trombino, Caio Soter, Caetano Sobrinho, Henrique Gilberto, Cristóvão Laruça, André Paganini e Luiz Paulo Mairink. Este espaço é assinado pelo Senac.

Menu Fartura

Os renomados restaurantes do Instituto Inhotim – Tamboril e Oiticica – abrem as portas para os chefs convidados para intervenções gastronômicas. Durante os dias do evento, os locais terão sobremesas assinadas pelos participantes para que o público possa experimentar. No Café das Flores, haverá uma quitanda especial. A cidade de Brumadinho também participa do Fartura Gastronomia com oito restaurantes recebendo, cada um, um convidado para almoços e jantares. Os chefs belo-horizontinos que estarão na Cozinha ao Vivo também levam sua gastronomia às casas: Vila da Lavanda, Massa Demais, Rancho do Peixe, Curral Casa Branca, Abóbora, Ateliê Abraão, V8 e Bistrô Mendes.

Mercearia Fartura

Neste espaço, 16 pequenos produtores poderão mostrar ao público a cultura e riqueza gastronômica da região. Serão oito da cidade de Brumadinho e oito produtores de Minas Gerais. Produtos especiais estarão disponíveis ao público, como licores, quitandas, queijo de cabra, temperos, embutidos, pães de fermentação natural, doces e granolas, laticínios, goiabada caseira, mel, charcutaria, cogumelos, cafés, geleias e chutneys.

Cultura do Brasil

A cultura está sempre presente nos eventos do Projeto Fartura e desta vez não é diferente. DJs e música ao vivo, com curadoria do Sesc, se apresentam durante os três dias, proporcionando uma experiência completa.

“Este é um marco no projeto Fartura, em que estamos reunindo dois parceiros muito importantes que são o Inhotim e o Itamaraty. Vamos apresentar o Projeto Itamaraty em Minas Gerais e será uma oportunidade de, mais uma vez, discutir a gastronomia. Estamos sempre buscando as nossas raízes e, ao mesmo tempo, pensando no futuro. Estamos muito realizados em retomar os eventos presenciais com um evento deste porte, trazendo esta programação a Minas, que é o berço do projeto”, finaliza Rodrigo Ferraz.

O Fartura Gastronomia é apresentado pela Gasmig e tem parceria cultural do Sesc, parceria educacional do Senac e apoio da Forno de Minas.

Por Mayra Lopes (Fartura Gastronomia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *