Instituto Unibanco lança série “Ensaios sobre Educação”

Produção conta com depoimentos inéditos de personalidades como o psicanalista Cristhian Dunker; Mel Duarte, poeta e slammer; Bernardete Gatti, pedagoga; Marcus Faustini, diretor teatral e cineasta; e Ricardo Paes de Barros, economista

O Instituto Unibanco acaba de lançar a série “Ensaios sobre Educação”, que reúne, em 21 episódios, depoimentos inéditos de estudantes, educadores e especialistas que participaram do documentário Nunca me Sonharam sobre a educação. A produção, fruto de uma parceria com a Maria Farinha Filmes, busca compor um panorama do ensino para a juventude e vislumbrar possibilidades de mudança para uma educação de qualidade e com equidade.

Seguindo a linha documental, a nova série aborda diversos temas dos universos da educação e da juventude, como educação dos povos indígenas, ativismo na educação, gestão escolar, vivência periférica e negritude, trazendo grande diversidade de entrevistados. Participam da série o psicanalista Cristhian Dunker; Mel Duarte, poeta e slammer; Bernardete Gatti, pedagoga; Marcus Faustini, diretor teatral e cineasta; e Ricardo Paes de Barros, economista, entre outros.

Em seu depoimento, a professora Macaé Evaristo, mestra em Educação, vereadora em Belo Horizonte (MG) e ex-secretária de educação de Minas Gerais, narra como ajudou a transformar a realidade de escolas na periferia de Belo Horizonte (MG). “O que a gente fez foi pensar que era possível construir um currículo a partir da fala dos estudantes”, conta, lembrando de escolas que ganharam apelido de “escolas desobedientes”, dada a quantidade de mudanças que a comunidade implementou em prol da melhoria do ensino.

Já a jovem Ana Paula Lisboa, que foi estudante do CIEP do Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, e também dá seu depoimento, analisa ter sido privilegiada por residir em uma casa boa e ter uma vida de classe média mesmo morando numa comunidade.

Para Tiago Borba, gerente de Planejamento e Articulação Institucional do Instituto Unibanco, “a série Ensaios sobre Educação ajuda a entender a realidade dos jovens, reforçando seu protagonismo e destacando a diversidade na educação brasileira. Estamos muito felizes em trazer para o debate essas pautas importantes e diversas, levantadas pelas pessoas que vivem o dia a dia da educação, seja nas salas de aula, seja nos desafios da gestão escolar”.

Os episódios serão divulgados semanalmente, às quartas-feiras, às 16h30, no canal do Instituto no YouTube (https://www.youtube.com/user/institutounibanco), até o dia 1º de junho. Confira o trailer da série em https://youtu.be/1Uav31RbD3o.

Serviço: Ensaios sobre Educação

Ficha Técnica:

Direção: Cacau Rhoden

Roteiro: André Finotti

Argumento: Tiago Borba e Cacau Rhoden

Produção executiva: Juliana Borges, Tais Caetano e Jatir Eirú

Direção de fotografia: Carlos Firmino e Janice D’Avila

Montagem: André Finotti

Produção: Maria Farinha Filmes

Trilha Sonora: Conrado Goys

Duração: 21 episódios de 13 a 20 minutos

Classificação: Livre

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. www.institutounibanco.org.br.

Fonte: CDN Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *